Formação Especializada para Supervisores/Orientadores de Estágio em Psicologia

Enquadramento

A tarefa de supervisão de futuros profissionais da Psicologia constitui, muitas vezes, uma experiência enriquecedora para os supervisores/orientadores, mas também (e não menos frequentemente) um enorme desafio.
A presente acção de formação nasceu da preocupação em assegurar que os supervisores/orientadores de estágio, seja este de natureza académica ou profissional, desempenhem o seu papel de forma efectiva e eficaz.

Procurando afastar-nos de uma cultura em que os supervisores/orientadores de estágio em Psicologia asseguram essa prática meramente em virtude da sua antiguidade e/ou experiência, e movendo-nos no sentido de uma outra em que, para além da experiência, se reconhece a necessidade de assegurar um treino profissional em supervisão/orientação, propomos uma acção de formação especializada neste domínio dirigida a actuais e a futuros supervisores/orientadores de estágios em Psicologia.

Com a presente acção de formação, pretende-se:
· Proporcionar uma compreensão das diferentes definições de supervisão/orientação
· Identificar os princípios de uma boa supervisão em Psicologia
· Proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre diferentes orientações teóricas que se têm vindo a destacar no domínio da supervisão/orientação de estágios em Psicologia, com vista à introdução de um modelo de supervisão na prática profissional
· Promover a compreensão das tarefas envolvidas na supervisão/orientação e das potencialidades destas
· Proporcionar o desenvolvimento de competências de supervisão/orientação em Psicologia
· Proporcionar uma oportunidade de análise sobre estratégias a adoptar em diferentes momentos de desenvolvimento do estágio e de aplicação prática dessas estratégias
· Proporcionar uma reflexão sobre os principais aspectos éticos implicados no processo de supervisão em Psicologia

Destinatários

Psicólogos que se encontrem a realizar supervisão/orientação de estágios e outros psicólogos que pretendam desenvolver competências neste domínio.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Supervisão – definição do conceito
Módulo 2: Princípios de uma boa supervisão em Psicologia
Módulo 3: Modelos de supervisão em Psicologia
Módulo 4: Competências de supervisão em Psicologia
Módulo 5: Tarefas envolvidas na supervisão e suas potencialidades
Módulo 6: Estratégias de supervisão adaptadas aos diferentes momentos de desenvolvimento dos estágios em Psicologia
Módulo 7: A avaliação da qualidade da supervisão em Psicologia
Módulo 8: Aspectos éticos na supervisão em Psicologia

Metodologias activas e participativas.

Sistema de Avaliação

Avaliação contínua. A emissão de certificado implica a presença em 70% das horas totais do Curso.

Formadores

Prof. Doutora Isabel Silva, Prof. Doutora Carla Fonte, Prof. Doutora Glória Jólluskin, Prof. Doutora Rute Meneses, Mestre Ana Costa, Prof. Doutora Teresa Toldy.

Certificação

No final da ação, todos os formandos que concluirem a formação com aproveitamento e que respeitarem o limte de faltas de 30% receberão um Certificado de Formação da UFP.

8 horas.

A definir.
Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Custo

Regime Geral: 65,00 Euros.
Regime Específico: 50,00 Euros (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e a entidade protocoladas com a UFP).
Certificado: custo adicional de 5,00 Euros.

Número de Formandos

N.º Mínimo: 12.